GRAUS DE INICIAÇÃO


Uma cerimônia de iniciação visa ilustrar um Mistério e conferir um rito de passagem, tornando o iniciado que vivencia tal ritual o protagonista de sua própria história mítica.

Não se pode simplesmente explicar de maneira racional os mistérios profundos que um iniciado experimenta por intermédio dos rituais da Wicca. Portanto, nossos rituais sempre são realizados na íntegra, como escrito por nossa herança tradicional. Assim, uma vez que o contato com o Mistério tenha sido invocado e ativado por meio de um ritual eficaz, o iniciado realmente vive a experiência à sua própria maneira.
 
Os três Graus de Wicca falam acerca dos Mistérios da condição humana e podem ser comparados aos estágios e experiências que vivemos em nossas próprias vidas cotidianas. Estes estágios não são facilmente compreendidos, são vastos em seu âmbito e compreensão, tanto que passamos a vida inteira tentando compreender suas implicações instintivamente. Iniciações nos ensinam verdades místicas maiores sobre essas vastas experiências e nos ensinam a não temê-las, melhorando nossa relação com toda a existência.
 
Cada Grau possui metas e dá acesso à aspectos específicos da Tradição. Apesar de não haver um tempo específico padrão para que esse avanço se dê, pois tal processo depende do nível de conhecimento e envolvimento de cada iniciado, um ano e um dia é geralmente requerido para que os membros do Coven trabalhem e recebam os Mistérios da cada Grau. Isso significa que um treinamento completo na Tradição, passando por todos os estágios de aprendizado, não dura menos do que 4 ou 5 anos na maioria dos casos.

O 1º Grau pode ser comparado a um nascimento. O novo membro do Coven sabe pouco sobre aquele "mundo" no qual acaba de nascer. Ele passa o período de um ano tentando entender esse "mundo" e sua linguagem.

O 2º Grau é como a puberdade. Espera-se que o membro do Coven comece aprender a ser um adulto dentro do mundo Gardneriano, a realizar os rituais da Tradição e passe a ensinar os Mistérios aos outros que vão chegando.

O 3º Grau marca o estágio de um adulto plenamente habilitado. Qualquer Iniciado de 3º Grau pode se separar do seu grupo original a qualquer momento para começar seu próprio Coven. Este 'cisão' é como sair de casa, casar e ter seus próprios "filhos". É uma responsabilidade muito grande, mas excitante e revigorante ao mesmo tempo.

Iniciação ao 1º Grau é aberta a todos os Bruxos. Os Graus mais elevados não estão relacionados com os níveis de proeza mágica dos iniciados, nem com o seu poder ou conhecimento. No entanto, os treinamentos de 2º e 3º grau são extremamente exigentes e essencialmente relacionados àqueles que estão respondendo a um chamado interior profundo para seguirem sua vocação sacerdotal.